terça-feira, 3 de maio de 2011

O que é ser um líder?

Fala-se muito em liderança e as pessoas abordam o assunto sob diferentes perspectivas.
Quando a gente assume a liderança de uma área, vários verbos vêm para definir o nosso papel. São eles: inspirar, provocar, motivar, direcionar, questionar, criar sonhos.
Todos eles são bastante verdadeiros.
Temos que inspirar as pessoas para que elas façam até o que parece impossível.
Precisamos criar sonhos para que elas tenham objetivos.
É importante motivá-las nos momentos em que o cansaço bate.
Temos que questioná-las para que cresçam.
Provocá-las para que saiam da sua zona de conforto.
Desafiá-las para que tenham um propósito na vida.
Confortá-las quando estiverem assustadas.
Suportá-las para que não se percam.
Precisamos inspirá-las para fazer tudo isso.

O que ninguém nos conta é sobre todos os efeitos colaterais disso tudo.
Liderar um time é maravilhoso. A arte de compreender um ser humano, entendê-lo e decodificá-lo exige dedicação, amor, força de vontade e generosidade. Buscar o lado mais verdadeiro das pessoas, o lado mais bonito, aquele que emociona é o papel de um bom líder. Trazer a verdade de cada um à tona, aquela que muitas vezes a gente faz questão de esconder é um talento. Muitas vezes conseguimos, outras não, por vezes alguns fogem, outros se entregam deliberadamente, a gente erra na dose e tem que voltar atrás, mas esta é a única forma de colocar o melhor de cada ser humano no trabalho que faz. Colocar a verdade de cada indivíduo e reconectá-lo com a sua própria essência é o caminho mais profundo e real para extrair o melhor de cada um.

A questão é que não fazemos isso só pelo outro. É como se ao buscar o melhor das pessoas, estivéssemos nos salvando. Esta é a redenção do líder, achar a verdade. Nessa busca é natural que olhemos para dentro.

A gente se identifica com os medos dos outros, com o lado obscuro do outro, com a beleza, com a dor, com a sensibilidade, resgata a pureza. É nesse exato momento que nos perguntamos: _"O que é mesmo que eu estou procurando?" e nós descobrimos que no fundo estamos buscando a nós mesmos.

Dedico este texto à Isabella Cardoso.

4 comentários:

  1. Não é fácil resumir em tão poucas palavras algo complexo e simples, por isso complexo, como liderar. Parabéns pela capacidade e sensibilidade. As coisas instintivas são as mais verdadeiras. Lau, RJ/SP

    ResponderExcluir
  2. Esse é um texto para ser guardado e lido sempre, para evitar que a rotina nos faça esquecer a verdadeira essência de ser líder. Obrigada por continuar nos inspirando, KK.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns KK por um excelente texto e colocação de ideias! O que eu acho mais instigante e enriquecedor em Liderar é a parte de "fazer o bem" para o outro, inspirá-lo a ser o melhor que pode, como vc. tão bem colocou...E, se for feito com paixão, e não só obrigação, é uma maneira de fazer Caridade, que para mim é uma das coisas mais gratificantes de se fazer na vida...É o que move a continuar...Acho que as pessoas que têm histórias de sucesso em sua Liderança são pessoas de extremo valor e têm muita Sorte de ter obtido essas conquistas nas suas trajetórias. Eu tenho algumas de sucesso e outras de não, mas a mais valiosa para mim é a de um funcionário meu, extremamente humilde, semi analfabeto, que além de ser um dos melhores garçons daquela equipe, hoje não só se alfabetizou mas continuou seus estudos e é Salva vidas (prestou Concurso) de Búzios...Impressionante...Outro dia encontrei com ele na linda praia Geribá e ele me agradeceu muito por tê-lo incentivado tanto, insistido e acreditado no seu potencial. O lado triste da história é que, talvez por ignorância, atração de fácil ganho financeiro, pressão dos colegas, e prática comum no ramo de Restaurantes, colocou a empresa na justiça...As vezes a gente ganha de um lado e perde de outro...Mas, seu caso até hoje me inspira no que faço e não deixo de contar sua história em sala de aula e em Treinamentos... (me desculpem pelos erros de português)E a loura não conseguiu postar com meu nome: Patricia Jaguaribe Ferrari

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto!!!
    Mas, como a verdade é muito subjetiva acredito que liderar seria também respeitar a verdade de cada um, mesmo que ela seja diferente daquilo que ele acredita como verdade.
    Nossa verdade não é absoluta tornando-se necessário sermos humildes para nos desculparmos e olharmos determinadas situações com outros olhos.
    Saber lidar com as verdades, as nossas e as de nosso semelhante, é também um dos passo para sermos um bom líder.
    Você, percebi nas conversas que tivemos, sabe trabalhar muito bem essas verdades e ainda conta, o que pra mim é primoroso, com o dom da palavra. Palavras essas que nos fazem refletir.
    Portanto e respondendo sua pergunta: No momento em que você consegue ouvir, respeitar, desculpar-se, mostrar a verdade, aceitar a verdade do seu semelhante, desenvolver os seus e, acima de tudo, não deixar de ser humano você pode ser considerado um bom líder.
    Me permito ir além do seu questionamento e acrescento: Você é uma boa líder.
    Beijos

    ResponderExcluir