segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sutileza

A vida é muito interessante mesmo.
Adoro ouvir a história das pessoas, descobrir como pensam e entender o que buscam. Cada vez fico mais fascinada com a natureza humana.
Ontem, estava na praia conversando com o dono da barraca e ele me falou coisas muito tocantes.
Ele disse que precisava começar a recolher as cadeiras porque fazia duas viagens até levar tudo da praia até o morro do Vidigal onde mora.
Eu respondi no automático, sem pensar: _” Cansativo, né?”
E ele me respondeu: _ “Não tem nada na vida que a gente não se adapte”.
Aquela frase me chamou a atenção e eu balbuciei, ainda meio surpreendida, algo como “é verdade”.
E ele continuou.:_” Eu gosto muito do que eu faço e tenho muito orgulho de tudo o que eu consegui ser depois que comecei a trabalhar aqui. Eu falava gíria, era agressivo e revoltado com as minhas dificuldades e achava que todo mundo queria me enganar de alguma forma. Aqui, aprendi a falar melhor, hoje consigo conversar com os diversos tipos de pessoas. Descobri que existem pessoas maravilhosas que nem me conhecem e sempre estarão dispostas a me ajudar. Percebi que apesar de ter uma vida muito diferente de todos à minha volta, ninguém me trata de forma desigual. Compreendi que gosto de servir as pessoas porque elas me devolvem isso através de gratidão.
E ao voltar para a minha casa ganhei: o respeito dos meus amigos porque todos me consideram um vitorioso, conquistei a admiração da minha mãe porque sou honesto e consigo olhar para os meus filhos com firmeza porque tenho algo de bom para ensinar para eles”.
Fiquei sem palavras com tanta beleza. É comovente perceber que milagres acontecem bem perto da gente. Aquele homem resgatou a minha atenção para as sutilezas do dia-a-dia. São estas pequenas bênçãos que tornam o nosso dia mais colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário